O cuidado está no nosso DNA


Exames

Confira a lista de exames que o laboratório Bom Partor oferece para você.
Clique sobre o nome exame e veja as especificidades e instruções para realizar a coleta.


Nome:
COPROPORFIRINAS, DOSAGEM

Palavra-chave:
COPRO-U
Coproporfirina total (I, II e III)

Material:
Urina De 24 Horas

Instruções:
INSTRUÇÕES
- Nao fazer esforco fisico durante a coleta.
- O cliente deve manter sua rotina diaria.
- Nao e necessario aumentar a ingestao de liquidos, exceto sob orientacao medica.
- Investigar se o paciente seguiu as instrucoes corretamente ou se tem algum problema que cause excesso de urina, por exemplo, diabetes.
ATENCAO: se crianca ate 10 anos, informar peso e altura.
Não fazer esforço físico durante a coleta. O cliente deve manter sua rotina diária. Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos,exceto sob orientação médica.
- Coletar toda a urina emitida em 24 horas em frascos fornecidos pelo laboratório (frascos de 2 litros cada), tendo o cuidado de evitar qualquer perda de urina na coleta.
-Em pacientes do sexo feminino é aconselhável colher o material em pequenos urinóis e transferir destes para os frascos fornecidos pelo laboratório. Durante a realização da coleta, para conservação do material, armazená-lo na geladeira.
EXEMPLO DE COLETA:
- Inicie urinando às 7:00 da manhã e desprezando este material no vaso, marque a hora. colha toda a urina a partir desta hora até completar as 24 horas do dia seguinte. Utilize tantos frascos quantos forem necessários.

Comentário:
O chumbo provoca a inibição da enzima coproporfirinogenio descarboxilase, levando ao aumento da coproporfirina nos eritrócitos e na urina. É uma alteração tardia e inespecífica, fornecendo níveis mais elevados significativamente, quando os valores de chumbo no sangue estão acima de 70,0 mcg/dl. A coproporfirina também pode estar aumentada em estado febris, anemia hemolítica e perniciosa, febre reumática, poliomielite, cirrose hepática, e na presença de outros metais como Hg, Ag, Sb, Bi e Zn. Sua determinação deve ser usada para a triagem de casos de intoxicação inicial. Entre os fármacos que podem alterar os resultados da prova se incluem ácido aminosalicílico (PAS), barbitúricos, hidrato de cloral, clorpropamida (Diabinese), alcool etílico, griseofulvina, morfina, anticonceptivos orais, fenazopiridio (Pyridium), procaína e sulfamidas.


Entre em contato e agende seu exame