O cuidado está no nosso DNA


Exames

Confira a lista de exames que o laboratório Bom Partor oferece para você.
Clique sobre o nome exame e veja as especificidades e instruções para realizar a coleta.


Nome:
COPROPORFIRINAS, PESQUISA

Palavra-chave:
Coproporfirina total (I, II e III)

Material:
Urina De 24 Horas

Instruções:
INSTRUÇÕES
- Nao fazer esforco fisico durante a coleta.
- O cliente deve manter sua rotina diaria.
- Nao e necessario aumentar a ingestao de liquidos, exceto sob orientacao medica.
- Investigar se o paciente seguiu as instrucoes corretamente ou se tem algum problema que cause excesso de urina, por exemplo, diabetes.
ATENCAO: se crianca ate 10 anos, informar peso e altura.
Não fazer esforço físico durante a coleta. O cliente deve manter sua rotina diária. Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos,exceto sob orientação médica.
- Coletar toda a urina emitida em 24 horas em frascos fornecidos pelo laboratório (frascos de 2 litros cada), tendo o cuidado de evitar qualquer perda de urina na coleta.
-Em pacientes do sexo feminino é aconselhável colher o material em pequenos urinóis e transferir destes para os frascos fornecidos pelo laboratório. Durante a realização da coleta, para conservação do material, armazená-lo na geladeira.
EXEMPLO DE COLETA:
- Inicie urinando às 7:00 da manhã e desprezando este material no vaso, marque a hora. colha toda a urina a partir desta hora até completar as 24 horas do dia seguinte. Utilize tantos frascos quantos forem necessários.

Comentário:
A coproporfirina é uma porfirina de solubilidade intermediária, sendo excretada nas fezes e urina. É útil na investigação das formas cutâneas bolhosas de porfiria. Porfirinas fecais (coproporfirinas e protoporfirinas) estão usualmente dentro dos limites da normalidade na Porfiria Intermitente Aguda. Na coproporfiria hereditária ocorre elevações maciças das coproporfirinas. Entretanto, a coproporfirina é a porfirina mais comumente observada nas porfirias secundarias, não sendo, pois, específica. São causas comuns de coproporfirinúria: hepatopatia, insuficiência renal crônica, neoplasia, exposição ao álcool, arsênico, hidrato de cloral, hexaclorobenzeno, chumbo, morfina e óxido nítrico. Além da pesquisa na urina e fezes, pode-se realizar a dosagem das coproporfirinas na urina.


Entre em contato e agende seu exame