O cuidado está no nosso DNA


Exames

Confira a lista de exames que o laboratório Bom Partor oferece para você.
Clique sobre o nome exame e veja as especificidades e instruções para realizar a coleta.


Nome:
CREATININA

Palavra-chave:
CREATININA

Material:
Soro

Instruções:
TEMPO DE JEJUM
- Jejum desejável de 4 horas.

Comentário:
É o teste mais utilizado para avaliação da taxa de filtração glomerular. É o produto de degradação da creatina, sendo sua concentração sérica não só dependente da taxa de filtração renal, mas também da massa muscular, idade, sexo, alimentação, concentração de glicose, piruvato, ácido úrico, proteína, bilirrubina e do uso de medicamentos (cefalosporinas, salicilato, trimetoprima, cimetidina, hidantoína, anticoncepcionais e antiinflamatórios).
Indicada para diagnóstico e monitoramento de tratamento da doença renal aguda e crônica, ajuste de dosagem de medicação com excreção renal, monitoramento de transplantados renais e na estimativa do ritmo de filtração glomerular (RFG).
Vários fatores influenciam a creatinina sérica independentemente do RFG, principalmente a massa muscular. Drogas que inibem a secreção tubular causam elevação da creatinina sem decréscimo do RFG (ex. cimetidina e trimetoprima).
Pacientes recebendo catecolaminas (dobutamina, dopamina, epinefrina e norepinefrina) podem apresentar resultados falsamente reduzidos.
Estudos mostraram que o RFG pode ser estimado por equações, como a do estudo MDRD (Modification of Diet in Renal Disease Study). Este estudo foi realizado com portadores de doença renal crônica de 18 a 70 anos. Os resultados estimados pela equação foram comparados com o clearance de iothalamato e apresentaram excelente correlação, mostrando-se superior a outras equações já testadas. Entretanto, a equação MDRD subestimou o RFG nos pacientes com função renal normal. Não é necessário o uso de peso e altura para o seu cálculo, mas a etnia deve ser definida, pois se utiliza uma constante diferente para afro-descendentes. Na ausência desta informação, devem-se reportar ambos os resultados. Algumas situações clínicas contra-indicam o uso desta equação: menores de 18 anos, gestantes, portadores de comorbidades graves, extremos de peso e massa muscular. A estimativa do RFG não é precisa para valores elevados que devem ser reportados como “maior que 60 mL/min/1,73m2” sem definição de um valor exato.


Entre em contato e agende seu exame