O cuidado está no nosso DNA


Exames

Confira a lista de exames que o laboratório Bom Partor oferece para você.
Clique sobre o nome exame e veja as especificidades e instruções para realizar a coleta.


Nome:
CULTURA PARA MICOBACTÉRIAS

Palavra-chave:
Bacilo de Koch
BAAR, Cultura
Tuberculose, Cultura
Micobactérias
Bacilo da Tuberculose, Cultura
Cultura qualitativa para BK

Material:
Diversos

Instruções:
INSTRUÇÕES
-Não realizamos a coleta dos materiais de lavado, aspirado, biópsia, líquidos corporais, pois trata-se de um procedimento médico.
- A coleta de escarro deve ser feita em casa .
* Escarro:
Colher idealmente de 5 a 10 mL em 2 amostras colhidas em dias consecutivos, quando solicitado. Colher preferencialmente em sala aberta e bem ventilada. Colher preferencialmente pela manhã, ao se levantar e antes do desjejum. Lavar várias vezes a boca com água pura, gargarejando e bochechando abundantemente. Qualquer secreção nasal ou salivar, deve ser eliminada. Fazer várias inspirações profundas e tossir várias vezes, procurando obter o material do fundo do peito.
* Urina:
. Realizar higiene íntima com água.
. Em seguida, colher todo o volume de urina da primeira micção da manhã (mínimo de 40 mL) em frasco limpo de boca larga. Quando solicitado mais de uma amostra, colher em dias consecutivos (sugere-se um mínimo de três e máximo de seis amostras).
* Esperma:
. Realização da Coleta:
. Nas dependências do laboratório ou em casa.
. Não realizamos coleta aos domingos e feriados.
. Não necessita de abstenção / abstinência de ejaculação.
. A forma de coleta do material é por masturbação, sem que haja perda do material, diretamente no frasco estéril, não utilizar preservativos ou coito interrompido, lavar mãos e genitália antes da coleta. Não utilizar qualquer tipo de lubrificante, nem mesmo saliva ou preservativos. 

Comentário:
A cultura para micobactérias é realizada na propedêutica de infecções pulmonares localizadas ou disseminadas para outros locais do corpo como medula óssea, baço, rins e sistema nervoso central. Além do Mycobacterium tuberculosis, outras micobactérias podem levar a infecções granulomatosas ou não, necrotizantes ou não. Dentre elas, destacam-se as micobacterias atípicas em pacientes portadores de SIDA.
Na pesquisa de Tuberculose renal é recomendável a coleta de no mínimo 6 amostras de urina.


Entre em contato e agende seu exame