O cuidado está no nosso DNA


Exames

Confira a lista de exames que o laboratório Bom Partor oferece para você.
Clique sobre o nome exame e veja as especificidades e instruções para realizar a coleta.


Nome:
FÓSFORO

Palavra-chave:
Fosfatúria
Fósforo inorgânico
Fosfato

Material:
Urina

Instruções:
Urina recente jato médio da 1a urina da manhã ou apos 4 horas de retenção urinária.
COLETA
MULHERES:
- Fazer higiene rigorosa dos genitais externos(grandes e pequenos lábios vulvares e região peri-anal) com água e sabonete. Após lavar bem com água para retirar resíduos de sabão. Afastar os grandes lábios vulvares, após a saída do primeiro jato de urina, colher o jato médio no copo plástico, transferir imediatamente para o(s) tubo(s), desprezar o copo. Conservar os tubos no refrigerador até a hora de levar ao laboratório. Se menstruada, solicitar orientação especial do laboratório, para evitar a contaminação com sangue.
HOMENS:
- Lavar bem os genitais externos com água e sabonete e após lavar abundantemente com água para retirar o resíduo de sabonete. Colher a urina desprezando o primeiro jato urinário (urinando fora do copo o primeiro jato) e em seguida urinar no copo plástico, tranferir imediatamente a urina para o(s) tubo(s), desprezar o copo. Conservar na geladeira e trazer tão logo, seja possível, ao laboratório.

Comentário:
Útil na avaliação do equilíbrio entre cálcio e fósforo e no estudo dos cálculos urinários. Níveis urinários elevados são encontrados no hiperpratireoidismo, deficiencia de vitamina D, uso de diurético, acidose tubular renal e Síndrome de Fanconi. Níveis baixos são encontrados na desnutrição, hipoparatireoidismo, pseudohipopratireoidismo, uso de anti-ácidos e intoxicação por vitamina D. Várias drogas podem interferir na determinação do fósforo urinário: acetazolamida, aspirina, diltiazen, sais de alumínio, bicarbonato, calcitonina, corticóides e diuréticos.


Entre em contato e agende seu exame