O cuidado está em nosso DNA

RESULTADOS DE EXAMES

EXAMES E SERVIÇOS

UNIDADES





Home | Novidades | Probiome

Probiome


PROBIOME

A microbiota intestinal humana consiste em uma complexa gama de microrganismos que atuam na manutenção de funções fisiológicas e moduladoras importantes para a saúde humana. Sua composição pode ser muito diferente entre os indivíduos, considerando o conjunto de espécies, sua diversidade e abundância, estando diretamente relacionada aos hábitos de vida de cada pessoa e ao seu estado de saúde.

 

O QUE É PROBIOME?

O Probiome é um teste molecular que permite identificar a composição e detectar possíveis estados de disbiose intestinal, quadro clínico em que há desbalanço das relações da microbiota.

No corpo humano, a disbiose pode ocorrer por uma infinidade de fatores, como a utilização de antimicrobianos, quimioterápicos e internação hospitalar, levando à diminuição da diversidade da microbiota intestinal. Essa queda da diversidade pode resultar em estabelecimento, aumento e fixação de microrganismos patogênicos, podendo, assim, afetar a saúde do paciente.

 

COMO O TESTE É REALIZADO?

O Probiome é realizado a partir de amostra de fezes coletadas através de swab e solução estabilizante especialmente desenvolvidos para o ensaio, o que assegura a qualidade na análise em um prazo de até 30 dias sem prejuízo da composição microbiológica.

O teste utiliza a tecnologia do Diagnóstico Microbiológico

Digital (DMD) para identificar e diferenciar os microrganismos a partir do DNA presente na amostra, sem a necessidade de etapas de cultivo microbiológico.

 

QUANDO REALIZAR?

O teste foi desenvolvido para auxiliar em processos investigativos relacionados ao diagnóstico clínico, bem como na avaliação e no tratamento de pacientes em condições como:

 

  • Pacientes oncológicos em tratamento com quimioterápicos;

Monitoramento de pacientes mais suscetíveis a perturbações da microbiota intestinal, como em casos de antibioticoterapia;

  • Pessoas com quadro de infecções causadas por bactérias como Clostridium difficile;
  • Otimização e avaliação da eficácia de tratamentos probióticos e prebióticos;
  • Acompanhamento de mudanças de dietas e/ou estilo de vida de pacientes;
  • Identificação da composição da microbiota intestinal para avaliação do tratamento que utiliza o transplante de fezes.

 

BENEFÍCIOS

  • Alta sensibilidade e especificidade;
  • Detecção independente de cultura microbiológica;
  • Identificação de qualquer tipo de bactéria.

Postada em: 13/02/2019 13:41
NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail para receber novidades e informações em sua caixa de entrada.

INSTITUCIONAL SERVIÇOS CONTATO

Laboratório Bom Pastor

Todos os direitos reservados - 2018