O cuidado está no nosso DNA


Home | Novidades | Teste ISAC

Teste ISAC


Teste ISAC

A alergia é uma hipersensibilidade a uma substância particular que se inalada, ingerida, ou tocada produz sintomas característicos. Quando um alergênico entra em contato pela primeira vez com o organismo de um sujeito alérgico, seu sistema imunológico responde produzindo uma grande quantidade de anticorpos do tipo IgE, mediante um processo chamado sensibilização. A sucessiva exposição ao mesmo alergênico produzirá a liberação de mediadores químicos, em particular a histamina, que produzirão os sintomas característicos da reação alérgica.

As reações alérgicas podem se manifestar de distintas maneiras e os sintomas e sua intensidade podem variar de pessoa a pessoa. Os sintomas mais habituais são: conjuntivite alérgica, rinite alérgica, urticária e dermatite, asma brônquica e anafilaxia.

 

O Teste ISAC (Immuno Solid-phase Allergen Chip) é o exame de diagnóstico in vitro mais avançado para a determinação simultânea de anticorpos IgE específicos frente a 112 proteínas alergênicas presentes em mais de 50 alergênicos diferentes.

É uma análise semi-quantitativa que emprega a tecnologia de microchip. Os resultados são expressos como ISAC Standardized Units (ISU), e classificam-se em quatro categorias: reação indetectável, baixa, moderada-alta, e muito alta.

A análise utiliza unicamente extratos alergênicos crus, quer sejam purificados a partir de sua fonte natural ou recombinantes, permitindo uma melhor padronização do diagnóstico. Os alergênicos são agrupados segundo as características de suas proteínas. Isso tem um interesse clínico importante, pois possibilita diferenciar sensibilizações primárias de reatividades cruzadas, e sensibilizações relevantes de nãorelevantes.

Cada alergênico é analisado três vezes, e o teste pode ser usado para detectar de formasimultânea

anticorpos IgE frente a: alimentos, plantas, animais, insetos, bolores e produtos sintéticos (por exemplo: látex).

 

O Teste ISAC é o primeiro teste baseado na tecnologia biochip aprovado pelas regulamentações da União Europeia para o diagnóstico das alergias.

 

Vantagens do Teste ISAC

 

A análise simultânea de 112 proteínas alergênicas permite determinar, de forma precisa e rápida, e a partir de uma pequena amostra de sangue, os alergênicos que provocam a clínica do paciente. O amplíssimo espectro de proteínas alergênicas estudadas possibilita evidenciar sensibilizações inesperadas e/ou descartaroutras.

Assim, a análise permite obter um perfil de sensibilização individual, com a conseguinte melhora no diagnóstico, possibilitando um tratamento personalizado. Tudo isso resulta na melhoria da saúde e da qualidade de vida do paciente.

Igualmente, o custo econômico da análise é menor do que a análise individual de IgE específicas frente a múltiplos alergênicos.

Indicações do Test ISAC

Melhorar o diagnóstico nos pacientes polissensibilizados a alimentos, inalantes e/ou venenos de himenópteros.

Evitar erros diagnósticos, especialmente em pacientes onde não se observa uma clara correlação entre a positividade dos testes convencionais de alergia e os sintomas.

Evitarerrosterapêuticosnacomposiçãodasvacinas alérgicas.

Avaliar os casos mais complexos, como aqueles com histórico clínico inconsistente ou com uma resposta insatisfatória ao tratamento.

Avaliar pacientes com anafilaxia idiopática. Detectar sensibilizações não suspeitadas.

Requisitos

Amostra: 1 ml de soro ou plasma. Enviar refrigerado. Requisitos: 4 horas de jejum.

 


Postada em: 31/07/2018 15:05