Doenças Respiratórias Provocadas por VÍRUS/Identificação Laboratorial

Categoria: Exames | Data: 18.07.2023
Doenças Respiratórias Provocadas por VÍRUS/Identificação Laboratorial

Atualmente com a supressão de medidas de proteção como o uso de mascaras para as infecções respiratórias observa-se nítido aumento de casos de doenças em todo o país, resultando em maiores números de pacientes acometidos dos vírus da Influenza A, vírus da Influenza B, vírus sincicial respiratório e também pacientes com Covid 19 na forma mais branda de novas cepas. Também a diminuição da cobertura vacinal por parte de pacientes que acabaram não se vacinando para o vírus H1N1 (Influenza A) muito embora o esforço das autoridades sanitárias impactou nas múltiplas causas para o crescimento das doenças infecciosas respiratórias.

Deste modo a busca por diagnóstico mais preciso que possibilite a identificação do tipo de vírus e seu tratamento adequado se tornou impositivo.

No mercado de testes disponibilizados para os pacientes encontram-se 2 tipos

- Testes que pesquisam os antígenos do vírus nos tecidos da naso orofaringe

- Testes moleculares que detectam pequenas quantidades de material genético do vírus em amostras permitindo a identificação precisa.

A diferença entre os dois segue no conteúdo abaixo:

Os testes moleculares têm se mostrado altamente eficazes e confiáveis na detecção de doenças infecciosas, em comparação com os testes rápidos de antígeno.

Sensibilidade e especificidade: Os testes moleculares, como a reação em cadeia da polimerase em tempo real (PCR em tempo real), são conhecidos por sua alta sensibilidade e especificidade. A sua especificidade resulta do encontro na amostra a ser analisada a sequência genética específica do vírus. Também podem detectar até pequenas quantidades do material genético do patógeno em uma amostra, mesmo quando a carga viral é baixa. Por outro lado, os testes rápidos de antígeno tendem a ser menos sensíveis e podem perder casos leves ou assintomáticos, com cargas virais mais baixas sendo a sua sensibilidade menor.

Tendo em vista estes aspectos os testes moleculares têm uma precisão muito maior em comparação com os testes rápidos de antígeno. Eles são capazes de fornecer resultados mais confiáveis, reduzindo assim a ocorrência de falsos positivos ou falsos negativos. Isso é particularmente importante para o controle da propagação da doença e para tomada de decisões clínicas adequadas.

Detecção precoce: Os testes moleculares podem identificar a presença do vírus em estágios iniciais da infecção, mesmo antes do aparecimento dos sintomas. Isso é fundamental para o rastreamento de contatos e para implementar medidas de controle precoce, contribuindo para a contenção da propagação da doença. Os testes rápidos de antígeno podem ter uma janela de detecção menos precoce, perdendo a oportunidade de identificar casos no estágio inicial da infecção.

Variabilidade de amostras: Os testes moleculares podem ser realizados em diferentes tipos de amostras, como swabs nasais, orofaríngeos. Isso permite uma maior flexibilidade na coleta de amostras e facilita o processo de teste.

Embora os testes rápidos de antígeno tenham seu valor em determinadas situações, como triagem em larga escala ou testes de ponto de atendimento, os testes moleculares continuam sendo a referência para o diagnóstico preciso e confiável de doenças infecciosas, devido às suas vantagens em termos de sensibilidade, especificidade, precisão e monitoramento detalhado.

O Laboratório Bom Pastor realiza os testes rápidos e os testes moleculares

Nos testes rápidos, são pesquisados Antígenos de Influenza A, Influenza B e do vírus da Covid. O teste rápido não detecta o vírus SINCICIAL que apresenta incidência maior em crianças. Os resultados dos testes rápidos   são entregues em até 1 hora após a coleta.

Nos testes MOLECULARES, o exame é denominado MULTIPLEX para vírus respiratórios (Influenza A, Influenza B, Covid, e vírus RSV- Vírus sincicial respiratório) os resultados são prometidos para as 18:00 hrs. no mesmo dia.

Para maior segurança no diagnóstico SUGERIMOS o teste MULTIPLEX que garante resultado mais precoce e mais preciso.

 

Download do arquivo

Pesquisa de
satisfação

Priorizando o melhor atendimento para você, nosso cliente, criamos essa pesquisa.
Com ela, buscamos entender como melhorar ainda mais nosso relacionamento.

Participe
Selo Pesquisa de satisfação Pesquisa de satisfação