Mycoplasma Pneumoniae
A bactéria Mycoplasma pneumoniae é responsável por infecções no trato respiratório, afetando a garganta, traqueia e pulmões. Embora essas infecções geralmente sejam leves, algumas podem se tornar graves. A maioria das pessoas se recupera sem a necessidade de medicamentos, mas em casos mais severos, antibióticos podem ser necessários. É importante procurar um profissional de saúde se houver dificuldade respiratória ou sintomas preocupantes.
As infecções causadas por M. pneumoniae geralmente são leves, sendo a traqueobronquite a mais comum e a pneumonia menos frequente. Em estudos nos EUA, foi observado que M. pneumoniae é uma causa comum de pneumonia que requer hospitalização, especialmente em crianças, onde é a causa bacteriana mais frequente, e a segunda mais comum em adultos. Os sintomas podem demorar de 1 a 4 semanas para aparecer após a exposição e podem persistir por várias semanas. Algumas pessoas podem não apresentar sintomas.
Os sintomas variam conforme o tipo de infecção. No caso de traqueobronquite, os sintomas incluem cansaço, febre, dor de cabeça, tosse progressiva e dor de garganta. Em crianças menores de 5 anos, os sintomas podem incluir diarreia, espirros, dor de garganta, nariz congestionado e/ou com coriza, vômito, olhos lacrimejados e chiado no peito. A pneumonia causada por M. pneumoniae, conhecida como "pneumonia ambulante", apresenta sintomas leves que permitem que a pessoa continue suas atividades diárias, diferentemente do que se espera de uma infecção pulmonar.
Embora raras, as complicações podem ser graves, necessitando de hospitalização. M. pneumoniae pode causar ou agravar condições como ataques de asma, encefalite, anemia hemolítica, disfunção renal, pneumonia grave e distúrbios de pele como a síndrome de Stevens-Johnson. A transmissão ocorre através do contado com perdigotos oriundos da tosse ou espirro de um indivíduo infectado. A detecção e identificação do microrganismo é feita através da reação em cadeia da polimerase (PCR), ou de forma indireta com pesquisa de anticorpos no sangue do paciente suspeito.
O Laboratório Bom Pastor oferece a detecção para Mycoplasma pneumoniae, através da metodologia de PCR, que amplifica somente o material genômico do microrganismo.
CDC: https://www.cdc.gov/mycoplasma/about/index.html
Download do arquivo